Começar uma marca de cosméticos pode ser um negócio muito rentável, uma vez que, como já falamos em outros blogposts, a indústria de cremes, maquiagens e perfumes movimenta bilhões de reais por ano no Brasil. O país ocupa a quarta posição no ranking mundial de consumo de produtos do setor, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão.
Exatamente por ser um mercado tão atraente, fizemos uma lista mostrando por onde começar a pensar na sua própria linha. Aproveite a leitura.
O primeiro passo é entender onde você está entrando. Pesquise sobre a atual situação do segmento que você quer e as tendências futuras, aqui colocamos as tendências para 2022.
Além disso, é preciso avaliar seus concorrentes, oportunidades, erros e acertos de quem já está no mercado.
Depois de entender o mercado, as oportunidades e dificuldades, você deve definir para quem e o que você quer vender.
Essa é a parte que vai definir a essência da sua marca.
Com quais produtos quer começar, quantos pretende lançar, onde o seu público compra, quais outras linhas você quer fazer. Essas são algumas perguntas que podem te guiar.
No setor de cosméticos, a terceirização é uma alternativa interessante para quem sonha em ter a sua própria marca. Isso porque ao direcionar toda a fabricação para uma empresa especialista no segmento, você não vai precisar se preocupar com o espaço que seria necessário para fazer a produção, equipe interna e poderá simplificar a sua estrutura administrativa. Aqui mostramos as vantagens de terceirizar sua produção.
Aqui na Cosmefar nós cuidamos de todas as etapas da produção da sua linha.
Os aspectos legais, técnicos, fiscais e regulamentares para a indústria de cosméticos são uma parte extremamente importante. Consulte especialistas e órgãos reguladores para conhecer as normas vigentes e minimizar qualquer tipo de adversidade.
Não é apenas a qualidade do produto que conquista o consumidor, mas também o conceito que a marca carrega. Faz parte desta etapa definir o logomarca e o nome da marca.
Pesquise as melhores formas de venda. Pense em quais canais o seu público vai ter facilidade de encontrar seu produto. Loja física, online ou distribuição para estabelecimentos revendedores…
E não se esqueça do marketing.
Agora que você já sabe como fazer, e só entrar em contato conosco e começar seu negócio.